21 de jul. de 2006

Circo Brasil

De volta ao Brasil. (como de volta se ainda nao estivemos por aqui?)

Já perdemos a copa do Mundo, já perdemos a paciencia com cafú, ronaldo gaucho e cia, já perdemos o Bussunda. Não podemos perder esse maravilhoso espirito patriótico que nos vem ao peito e podemos pensar um pouquinho o futuro do Brasil porque, afinal de contas, somos o pais do futuro, nao?

Pra falar do futuro, sempre é produtivo dar uma olhadinha no nosso cenario anterior (e ainda atual).
Já vi comparações bem interessantes da política brasileira com teatro, com programa humorístico etc, e acho que a mais interessante é a com um circo!
Vamos la!!!
:

Temos um presidente que anda sempre na corda bamba, mas nada consegue derrubá-lo: é o nosso equilibrista.

Pra oposição, sempre me vem a imagem daquele atirador de facas vendado.
A moça que fica no "alvo" das facas eu não consigo descobrir quem é: muda todo dia.

Só os empresários conseguem passar intactos pelos leoes: são indiscutivelmente os domadores. E esse nosso circo é infestado de leões!!! O mais curioso é ver a amizade que rola entre o empresário e o leao no backstage, embora em publico eles pareçam inimigos mortais.

Esses leões, alias, consomem uma montoeira de carne, enquanto os elefantes desse circo são magrinhos, magrinhos. (essa montoeira de gente que vive no brasil é, sem duvida, um grande elefante branco: nao faz nada, so brinca de a bola e carrega mulheres na tromba)

Os donos do circo são obviamente jornalistas: no meio de tanta bizarrice, ainda conseguem manter a seriedade para dizer: "respeitável público, trazemos até vocês as alegrias e maravilhas do Circo do Brasil!!!!!"

A plateia? Facil: o resto do mundo! Paga uma micharia no ingresso (os circos hoje em geral são um pouco decadentes, mas o Circo do Brasil sempre foi...), riem à beça, e vão embora.

Faltou um palhaço...
Já sei!!! Palhaço é esse que vos fala. Daqueles que nunca perde a piada, nem se for para rir de si mesmo...

... e que nao tem a minima noção do que vai acontecer no futuro. No meio artístico, o futuro é sempre muito incerto.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tava me sentindo mal de ficar tanto tempo sem escrever, entao acabei escrevendo esse com pressa. Me perdoem a falta de ritmo e os constantes erros de português!

Anônimo disse...

huhu ^^
me amarrei nesse texto pp ..

realmente .. viro circo ja ..

eskeceu d dizer q no final de cada show artistico rola akela Pizza =p

abracao kra ..
fuizz

Anônimo disse...

Poxa, que dura crítica ao nosso país! não que não seja cabível, mas um tanto fria e calculista, bem ao gosto de um economista... rs. O texto ficou muito legal, apesar da sua "pressa", gostei de algumas sacadas... É a primeira vez que piso nesse "teatro", pretendo voltar mais vezes... bjus!

Anônimo disse...

como eh uma prosa, dessa vez eu li com vontade...

faltou pra mim só um destaque:
o mágico, que mesmo com os truques mais manjados, consegue fazer algo bizarro e ganhar suas risadas (preciso dizer do espírito de quem falo??)

e a comparação, cai muito bem em uma epoca como essa, de eleições!

Anônimo disse...

Só pra deixar registrado: fantásticas as comparações.